| 30/06/2002 20h40min
As convenções do PPB e do PFL aprovaram neste domingo, dia 30, a chapa que vai disputar a reeleição ao Palácio Santa Catarina. Para a surpresa dos cerca de 3 mil convencionais que estiveram no CentroSul, na Capital, o nome homologado para concorrer a vice do governador Esperidião Amin (PPB) foi o do deputado federal Eni Voltolini (PPB). O PFL abriu mão da vaga ao vetar o nome de Paulo Bauer, da própria sigla, para concorrer à reeleição. Manteve apenas a candidatura de Paulo Bornhausen (PFL), que, junto com o deputado Hugo Biehl (PPB), disputa vaga ao Senado.
A crise em torno dos nomes para compor a chapa majoritária da coligação adiou as convenções para depois das 17h. Durante toda a tarde, os convencionais aguardavam a negociação que ocorria no Palácio da Agronômica, residência oficial do governador. Lá estavam Amin, os presidentes do PPB, deputado Leodegar Tiscoski, e do PFL, Paulo Bornhausen, o vice-governador Paulo Bauer e o secretário da Casa Civil, Amaro Lúcio da Silva.
No sábado, o impasse entre as duas siglas chegou ao clímax, quando o governador Esperidião Amin cogitou desistir de concorrer à reeleição, caso o candidato a vice não fosse Paulo Bauer. O senador licenciado Geraldo Althoff abriu mão de sua inscrição para disputar a vaga da vice na convenção, mas ainda assim, a cúpula estadual do PFL resistiu a deixar a vaga com Bauer. O líder da bancada estadual, Júlio Garcia, disse que Bauer está enfraquecido no partido e que sua indicação criaria uma "divisão insuperável" no PFL. Diante a impossibilidade de consenso interno em torno de um nome do Norte do Estado, conforme exigia o governador, o PFL delegou ao PPB a escolha do candidato a vice. Foram cogitados os nomes de Moacir Thomazi, diretor-presidente do jornal A Notícia, da ex-secretária-adjunta de Educação, Simone Schramm, e do deputado federal Eni Voltolini.
Por aclamação, o PPB escolheu Voltolini, ex-secretário de Saúde do governo Amin, que só deixou o governo na metade de 2000 para concorrer à Prefeitura de Joinville. Perdeu para Luiz Henrique da Silveira que reelegeu-se pelo PMDB e é, agora, o principal adversário do governador Amin.
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.